UNIÃO DOS ESCOTEIROS DO BRASIL

REGIÃO DE SÃO PAULO

 

 

 

 

 

 

PROJETO EDUCATIVO

 

 

O ESCOTISMO NOS DIAS DE HOJE

 

·       Somos um Movimento de crianças e jovens, com a colaboração de adultos, unidos por um compromisso livre e voluntário.

·       Somos um Movimento de educação não formal, que complementa o trabalho da família, da escola e da religião, interessado em contribuir para que o jovem assuma seu próprio desenvolvimento; interessa-nos mais a formação de atitudes do que a aquisição de conhecimentos ou habilidades específicas.


Queremos o desenvolvimento do ser humano, como um todo, e de todos os seres humanos. O ser humano na plenitude de sua existência. O ser humano, homem e mulher. O ser humano, como parte da Humanidade e em sua identidade singular, sem distinção de origem, raça, classe ou credo.

 

·       Somos um Movimento que caminha em busca de Deus e que estimula seus membros a viver autenticamente, dando testemunho de sua fé.

·       Incentivamos os jovens a lealdade à Pátria, em harmonia com a promoção da Paz Mundial. Pregamos o amor à nossa terra e ao nosso povo, sem hostilidades entre as nações. Participamos da grande Fraternidade Escoteira Mundial, que valoriza a cooperação internacional.

·       Cremos na família, raiz integradora da comunidade e centro de uma civilização baseada no amor, na verdade e na justiça. Por isso, queremos contribuir para que o jovem cresça rumo a uma cidadania responsável, participante e útil.


Somos um Movimento que procura Ter uma participação ativa e positiva nas grandes questões nacionais, tais como: distribuição de renda, proteção ao meio ambiente, menores e drogas, por exemplo. Por isso estimulamos internamente a discussão desses temas e especialmente incentivamos o desenvolvimento de projetos envolvendo essas questões.

 

·       Como Movimento Educacional, não nos envolvemos na disputa pelo poder político. Entretanto, os princípios em que se baseia o Movimento orientam as opções políticas pessoais dos nossos membros e a formação de cidadãos responsáveis, participantes e úteis exige que estejamos atentos à realidade política.

OS DESAFIOS PARA UMA VIDA MELHOR

 

·       A relação consigo mesmo.

Pretendemos que a criança e o jovem aprendam a fazer opções, a descobrir aquilo querem e podem conquistar. Queremos que sejam capazes de assumir responsabilidades, de formular seu projeto de vida, e lutar por ele, conscientes de sua dignidade. Queremos auxiliá-los a serem eles próprios, e a viver por sua própria conta, como agentes de seu próprio desenvolvimento.

 

·       A relação com o próximo.


Propomos que os jovens se realizem pessoalmente por meio de uma relação de serviço ao próximo. Esta aprendizagem para a vida em sociedade educa para o bem comum, permite descobrir o sentido de vida comunitária e incentiva as atitudes de solidariedade e democracia. Aquele que cresce no Escotismo é um cidadão livre, que respeita a liberdade alheia, interessado em humanizar o mundo, em construir a história e criar uma nova sociedade, participativa e fraterna.

 

·       Relação com o mundo material.


Para nosso Movimento; produção, criatividade, invenção, bem como a interpretação de informações disponíveis são os meios de educação. A criança e o jovem que inventam uma solução para um problema concreto aprendem a viver. Aquele que imagina um objeto e o produz com suas próprias mãos aprende a conhecer a natureza e a reconhecer sua capacidade de transformá-la. O jovem que vive está experiência se liberta de uma noção fatalista de "destino" e rejeita as atitudes conformistas: descobre a tecnologia como um meio a serviço do homem.

 

·       O reencontro com a esperança


Convidamos o jovem a descobrir Deus, aderindo a princípios e valores espirituais, vivenciando ou buscando uma religião que os expresse e aceitando os deveres decorrentes dessa adesão. Nosso enfoque educativo ajuda o jovem a valorizar menos o mundo material, buscando o sentido e o valor da vida. Para alcançar esse desenvolvimento, propomos aos jovens que assumam um código de ética pessoal, traduzido na Lei e na Promessa Escoteiras, que destacam a honra, a confiança, a lealdade, o serviço ao próximo, a generosidade, a alegria a honestidade e o amor, possibilitando-lhes um reencontro permanente com a esperança.

O MÉTODO QUE APLICAMOS

 

Para alcançar o nosso Propósito, empregamos o Método Escoteiro, que se define como um sistema de auto-educação progressiva e que constitui um todo integrado em que se combinam diversos elementos.

 

1.   A Lei e Promessa

 

O elemento fundamental do Método Escoteiro é o convite aos jovens para que livremente aceitem a Lei, expressando essa aceitação por meio de uma Promessa que define os Princípios em que se baseia o Movimento Escoteiro. Assim, a Lei e a Promessa não só formulam princípios, mas traduzem um compromisso com um estilo de vida, com um código de ética, livremente assumido pelo jovem ante um grupo de companheiros.

 

2.   Aprender fazendo

 

A educação pela ação é outro componente do Método, que valoriza o aprendizado pela prática, os hábitos de observação, dedução e indução e o treinamento para a autonomia, baseado na autoconfiança e na iniciativa.

 

3. A vida em equipe

A integração a pequenos grupos é o terceiro elemento-chave do Método Escoteiro. Esses Grupos de iguais aceleram a socialização, possibilitam a identificação de todos do seus membros com objetivos que lhes são próprios, permitem o profundo conhecimento de outras pessoas e facilitam a apreciação mútua, a liberdade e a espontaneidade, cirando uma atmosfera privilegiada para que o jovem cresça e se desenvolva. O pequeno grupo possibilita a descoberta e a aceitação progressiva de responsabilidades e prepara para o autocontrole, por meio da disciplina assumida voluntariamente, além de desenvolver a capacidade tanto para cooperar como para liberar.

 

4. Atividades progressivas, atraentes e variadas

O método se destina ao cumprimento de um Programa centrado em uma combinação equilibrada de atividades variadas, voltadas para os interesses e necessidades dos participantes. Os jogos, a vida ao ar livre, em contato com a natureza, o domínio de técnicas e habilidades úteis, a interação com a comunidade e a participação em seu desenvolvimento, a mística e o ambiente fraterno, motivam a participação do jovem e explicam porque é tão elevado o índice de comparecimento às atividades escoteiras.

a - O jogo como instrumento de educação

O jogo e a aventura são os meios pelos quais a criança e o jovem se relacionam com a vida que os cerca. Do ponte de vista educativo, o jogo lhes permite descobrir sua própria identidade, facilitando o conhecimento dos demais e a exploração.

b - A vida ao ar livre

O ar livre é o meio ideal para as atividades escoteiras. É na vida que o jovem desenvolve e equilibra seu corpo, sua saúde e suas capacidades físicas, fatores essenciais para sua futura qualidade de vida.

Os desafios da natureza devolvem ao jovem seu ritmo normal e estimulam a criatividade, pouco desenvolvida em função da vida excessivamente organizada das grandes cidades. Esses mesmos desafios criam vínculos poderosos entre os membros do grupo e possibilitam uma melhor compreensão da vida em sociedade.


A natureza é um ambiente em que liberdade pode ser exercida espontaneamente e uma profunda formadora de conceitos estéticos, por oferecer um sentido natural de beleza. A natureza também desempenha um papel relevante no desenvolvimento espiritual do jovem, não como um forma de adoração ou como um substituto da religião, mas como um testemunho da Criação, como uma mensagem do Criador por meio de sua obra e como um convite à participação na criação.

Esta significativa valorização da natureza, confrontada com os danos que o homem contemporâneo impõe à sua harmonia, assegura ao Escotismo a primazia entre os movimentos ecológicos: desde a sua origem, o Escotismo defende e promove a conservação da natureza, consciente de que o espaço vital da humanidade e dos organismos vivos constituem um sistema interdependente, onde o prejuízo a qualquer parte se comunica ao sistema, como um todo.

c - As técnicas e habilidades práticas

A educação pela ação implica habilitações práticas e técnicas atraentes que só podem ser dominadas pela execução. Além de permitir que o jovem adquira experiências pessoais e desenvolva sua criatividade, essa espécie de aprendizado o leva descobrir a realidade exterior, a conhecer suas afinidades e aptidões e o inicia em sua vocação.

d - A interação com a comunidade

Os serviços à comunidade e a participação no seu desenvolvimento são uma expressão real dos Princípios do Movimento e uma técnica educativa específica.

Aprender, servindo, é uma forma de conhecimento de si mesmo, de integração social efetiva, de estímulo à iniciativa e de assimilação de valores como justiça, respeito aos direitos alheios e solidariedade.

e - A tradição e o ambiente fraterno

As tradições, que conduzem à reflexão, e o ambiente fraterno, que a propicia e incentiva, são recursos educacionais amplamente explorados pelo Escotismo. Trata-se de uma reflexão motivada pela ação e que, depois de realizada, retorna sob forma de uma nova ação, aperfeiçoada e aprofundada. É só por meio dessa reflexão que as demais atividades do Programa se traduzem em crescimento e enriquecimento pessoal.

 

5. Desenvolvimento pessoal pela orientação individual


A peculiaridade do Método se evidencia na forma como se considera a realização e o ponto de vista de cada jovem, em cujas potencialidades se deposita a mais absoluta confiança.

 

O educador adulto, mantendo-se como tal, se incorpora alegremente à vida juvenil, prestando o seu testemunho pessoal de respeito aos valores preconizados pelo Movimento e ajudando a descobrir e revelar, orientando, nunca dirigido ou controlado. 


Este estilo de presença facilita o diálogo e a cooperação entre gerações diferentes, e a autoridade adulta existe como um serviço à liberdade dos jovens.

 

 

 

 

 

 

O HOMEM E A MULHER QUE PRETENDEMOS OFERECER À SOCIEDADE

 

Desejamos que os jovens que tenham sido
Escoteiros façam o seu melhor possível para ser:

Um homem ou uma mulher
reto de caráter, limpo de pensamento
autêntico em sua forma de agir;
leal, digno de confiança.

Capaz de tomar suas próprias decisões,
respeitar o ser humano,
a vida, e o trabalho honrado;
alegre, e capaz de partilhar sua alegria;
leal ao seu país,
mas construtor da Paz,
em harmonia com todos os povos.
Líder a serviço do próximo.

Integrado ao desenvolvimento da sociedade,
capaz de dirigir, de acatar leis,
de participar, consciente de seus direitos,
sem se descuidar de seus deveres.

Forte de caráter, criativo,

esperançoso, 
solidário, empreendedor.

Amante de natureza,
e capaz de respeitar sua integridade.

Guiado por valores espirituais,
comprometido com seu projeto de vida
em permanente busca de Deus
e coerente em sua fé.

 
 
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